SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - INSTITUTO DE LETRAS E ARTES

Av. Itália, km 8 – Rio Grande, RS – CEP 96201-900 –Telefone: 3233-6621

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  www.proficiencia.ila.furg.br

  

EDITAL Nº 02/2017

 

ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA A PROVA DE PROFICIÊNCIA

EM LEITURA DE TEXTOS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

 

         O presente Edital do Instituto de Letras e Artes (FURG) torna pública a abertura das inscrições para a Prova de Proficiência em Leitura de Textos em Língua Estrangeira do 2º semestre de 2017, conforme os dados abaixo:

 

  1. Objetivo da prova

         A Prova de Proficiência em Leitura de Textos em Língua Estrangeira (Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Português) aferirá a capacidade do candidato quanto à leitura e à interpretação de textos autênticos de cunho científico e/ou acadêmico, assim como textos de difusão de resultados de pesquisas, em diferentes níveis de compreensão: geral, de pontos principais e detalhada. O candidato será igualmente avaliado pelo domínio de vocabulário e pela compreensão da gramática textual, a partir de suas respostas às questões objetivas e discursivas de leitura do texto-base da prova.

 

  1. Público-alvo

         A prova destina-se aos candidatos que pretendam ingressar em cursos de pós-graduação em qualquer área do conhecimento ou que precise comprovar sua proficiência em um desses idiomas como língua estrangeira. A prova de Língua Portuguesa é destinada exclusivamente a falantes não nativos dessa língua.

 

  1. Período de inscrição

         As inscrições para a Prova de Proficiência em Leitura de Textos em Língua Estrangeira (Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Português) estarão abertas das 08h de 21 de agosto às 20h de 11 de setembro de 2017 na modalidade on-line.

 

  1. Instruções para a inscrição

         A inscrição será feita exclusivamente por meio eletrônico no endereço www.sinsc.furg.br. Cada candidato poderá preencher até duas fichas de inscrição, desde que sejam provas realizadas em turnos distintos (veja horários das provas no item 7). O número de inscrição é necessário para consultar sua situação posteriormente ou imprimir a segunda via da Guia de Recolhimento da União (GRU).

         Após a inscrição, o candidato efetuará – até 11 de setembro de 2017 – o pagamento, exclusivamente no Banco do Brasil, da Guia de Recolhimento da União correspondente, no valor de R$ 80,00 (oitenta reais). Após o pagamento, até o dia 11 de setembro de 2017, o candidato  receberá sua homologação, no e-mail cadastrado no momento da inscrição.

 

  1. Isenção da taxa de inscrição

         Poderá ser solicitada a isenção do pagamento da taxa de inscrição, por candidato oriundo de família de baixa renda (renda familiar de até meio salário mínimo per capita ou renda familiar total de até três salários mínimos), nos termos do Decreto nº 6135, e que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), há, no mínimo, 45 dias.

Após a inscrição, que poderá ser feita de 21 a 28 de agosto de 2017, a FURG consultará o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em Lei, aplicando-se, ainda, o disposto no § único, do art. 10, do Decreto nº 83.936, de 06/09/1979.

A listagem dos requerimentos deferidos será divulgada no endereço eletrônico www.proficiencia.ila.furg.br até o dia 05 de setembro de 2017. Caberá ao candidato realizar consulta no referido endereço eletrônico para verificar a sua situação com relação à isenção do pagamento da taxa de inscrição. Não haverá recurso contra o indeferimento de pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição.

O candidato que tiver seu pedido de isenção indeferido deverá efetuar o pagamento do GRU, dentro do prazo estipulado no item anterior. O candidato com pedido de isenção indeferido que não efetuar o pagamento não terá sua inscrição homologada.

OBSERVAÇÕES:

Os alunos de graduação da FURG selecionados pelo Subprograma de Assistência Básica (SAB) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) em 2017 podem solicitar isenção da taxa no momento de inscrição, indicando tal situação. Esse benefício é exclusivo para alunos que já tenham completado, pelo menos, 50% da carga horária total do curso.

Os alunos de pós-graduação da FURG que foram selecionados pelo Subprograma de Assistência Básica (SAB) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) em algum dos últimos três anos (2014, 2015 ou 2016) podem solicitar isenção da taxa no momento de inscrição, indicando tal situação.

  1. Devolução da taxa de inscrição

A devolução do valor da inscrição ocorrerá somente em caso de cancelamento da prova ou em troca de data. Não serão devolvidos os valores das inscrições não-homologadas por motivos de erro de inscrição do candidato.

 

  1. Data e locais da prova

         A prova será realizada no dia 30 de setembro de 2017 (sábado), no campus escolhido no momento de inscrição:

Rio Grande: pavilhão 1, Avenida Itália, km 08 – Bairro Carreiros

São Lourenço do Sul: Rua Marechal Floriano Peixoto, 2236 - Centro

Santa Vitória do Palmar: Rua Glicério P. de Carvalho, nº 81 - Bairro Coxilha

Santo Antônio da Patrulha: Barão do Caí, 125 - Cidade Alta

 

As provas de língua Espanhola, Francesa, Italiana e Portuguesa serão realizadas das 9h às 11h30min (horário oficial de Brasília).

 

A prova de Língua Inglesa será realizada das 14h30 às 17h (horário oficial de Brasília).

 

Recomenda-se aos candidatos estarem no local de realização das provas com antecedência mínima de 30 minutos. O candidato que comparecer após a prova ter iniciado será impedido de ingressar na sala de realização das provas.

 

O ingresso do candidato na sua respectiva sala somente será permitido mediante a apresentação do documento original de identificação, expedido pelas Secretarias Estaduais de Segurança Pública, pelo Departamento Nacional de Trânsito, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Departamento de Polícia Federal ou por Conselhos de Classe legalmente reconhecidos.

Não será aceito o documento de identificação com a expressão “nãoalfabetizado” ou que não permita a conferência da assinatura ou a identificação fotográfica do candidato. Em caso de furto ou roubo, será aceito o boletim de ocorrência emitido num prazo máximo de 30 (trinta) dias da data de aplicação da prova, em substituição a qualquer um dos documentos de identificação mencionados anteriormente.

 

  1. Instruções para a prova

A prova constitui-se de seis questões objetivas de múltipla escolha e quatro questões discursivas, valendo um ponto cada questão. Os comandos das questões estarão em língua portuguesa, e as respostas deverão ser escritas em língua portuguesa.

O candidato poderá usar, durante toda a prova, dicionários, originais e impressos, bilíngues (português-espanhol/francês/inglês/italiano) e/ou monolíngues (Espanhol-Espanhol, Francês-Francês, Inglês-Inglês, Italiano-Italiano e Português-Português).

É permitido somente o uso de caneta azul ou preta, sendo proibido o porte e o uso de qualquer aparelho eletrônico, inclusive celular, máquina fotográfica, calculadora, tablet, gravador, dicionário on-line ou aplicativo equivalente, assim como o uso de óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras, gorros ou similares. Também é proibida qualquer comunicação com outros participantes, assim como empréstimo de qualquer material, durante o período das provas.

 

  1. Instruções para atendimento diferenciado

O candidato que necessitar de atendimento diferenciado deverá enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até o dia 15 de setembro de 2017. Os pedidos de atendimento especial serão deferidos de acordo com a viabilidade e pertinência dos mesmos.

O candidato surdo poderá, como amparado por lei, contar com a assistência de um tradutor de LIBRAS, que o auxiliará na tradução das orientações dadas no dia da prova e na tradução de perguntas, com exceção de perguntas específicas sobre a prova. Ao tradutor, não estará permitida nenhuma outra manifestação.

 

  1. Gabarito prévio e solicitação de revisão do gabarito

O gabarito prévio será divulgado até o dia 5 de outubro de 2017 no endereço eletrônico www.proficiencia.ila.furg.br. A solicitação de revisão do gabarito deverá ser encaminhada para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 9 de outubro de 2017. O gabarito final será divulgado até o dia 11 de outubro de 2017 no endereço eletrônico www.proficiencia.ila.furg.br.

 

  1. Resultado final

         A nota final, identificada pelo CPF do candidato, será divulgada até o dia 18 de outubro de 2017 no endereço eletrônico www.proficiencia.ila.furg.br. A medida de avaliação da proficiência será expressa por uma nota na escala de zero a dez, sem indicação de aprovação ou reprovação, cabendo à instituição que receber o certificado avaliar, segundo seus próprios critérios, se a nota é suficiente para indicar o nível de proficiência desejado do portador. Não serão emitidos certificados com nota final inferior a 5,0 (cinco).

 

  1. Vista de prova

O candidato poderá ter acesso à vista de sua prova, exclusivamente para fins pedagógicos, após divulgação do resultado, solicitando sua cópia digital através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até o dia 20 de outubro de 2017. Não será concedida revisão das provas.

  1. Certificados

         A partir de 30 de outubro de 2017, o candidato  receberá uma mensagem eletrônica, no e-mail informado no ato da inscrição on-line, contendo a “Chave de autenticidade”, que deverá ser inserido na página www.furg.br (em “Pesquisa”, no canto superior direito, e, após, na aba “Certificado”) para gerar o certificado autenticado eletronicamente. Não serão emitidos atestados de aprovação antes dessa data.

 

  1. Cronograma sucinto

 

DATA

EVENTO

LOCAL

14 de agosto

Divulgação do edital

www.proficiencia.ila.furg.br

De 21 a 28 de agosto

Período de inscrições com isenção

www.sinsc.furg.br

De 21 de agosto a 11 de setembro

Período de inscrições

www.sinsc.furg.br

Até 05 de setembro

Listagem de homologação de isenção da taxa de pagamento.

www.proficiencia.ila.furg.br

De 21 de agosto a 11 de setembro

Período de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU)

Somente nas agências do Banco do Brasil

Até 15 de setembro

Envio das homologações

Via e-mail cadastrado

30 de setembro

Aplicação das provas

Campus conforme escolha no momento de inscrição.

Até 5 de outubro

Divulgação do gabarito prévio

www.proficiencia.ila.furg.br

Até 9 de outubro

Solicitação de revisão do gabarito prévio

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Até 11 de outubro

Divulgação do gabarito final

www.proficiencia.ila.furg.br

Até 18 de outubro

Divulgação dos resultados

www.proficiencia.ila.furg.br

Até 20 de outubro

Solicitação de vista de prova

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A partir de 30 de outubro

Envio da chave de autenticidade

Via e-mail cadastrado

 

 

 

Profa. Dra. Elaine Nogueira da Silva

Diretora do Instituto de Letras e Artes

(o original encontra-se assinado)